JOGOS DA MEMORIA


Quais são os clássicos mais antigos do Brasil? Em primeiro lugar, está o “Clássico Vovô”: Fluminense e Botafogo se enfrentaram pela primeira vez em 22 de outubro de 1905. Em seguida, vem Grêmio x Internacional. O primeiro Gre-Nal ocorreu há 100 anos, em 18 de julho de 1909. E uma semana depois, ocorreu o duelo que completa o ‘pódio’. Em 25 de julho de 1909, Náutico e Sport ficaram frente a frente pela primeira vez. E, um século depois, os clubes pernambucanos voltaram a se enfrentar neste domingo, na Ilha do Retiro. E a data foi comemorada com um jogo eletrizante, com o empate por 3 a 3.

Em cem anos de história, os dois gigantes do futebol nordestino duelaram 513 vezes. O Náutico venceu o jogo número um (3 a 1), mas o Sport tem vantagem no confronto, com 197 triunfos, contra 169 do Timbu. Ocorreram 147 empates. O Rubro-Negro marcou 690 gols. O Alvirrubro fez 637.

O jogo inaugural ocorreu no campo do British Club, onde atualmente está localizado o Museu do Estado de Pernambuco.

Para marcar a data histórica foi lançado no último dia 17 o livro “Clássico dos Clássicos – 100 anos de história”, escrito por Carlos Celso Cordeiro, Lucídio José de Oliveira e Roberto Vieira. A obra mostra os números completos do duelo e destaca os 50 principais jogos.

A obra apresenta uma particularidade: tem duas capas, para agradar a rubro-negros e alvirrubros. Uma delas em vermelho e preto. A outra em vermelho e branco.

E para você: qual foi o seu ”clássico dos clássicos” marcante? Diga na caixinha de comentários.

Forum Oficial do Sport Clube do Recife

 
© 2009 Template feito por DownLivre